24
ago

26

Por que, diferente das outras pessoas, eu não consigo ser feliz?

Acho que a grande maioria de nós têm o hábito de olhar para a vida do outro e comparar com a sua própria vida.

Parece que quando a gente está super apertado de dinheiro, alguém que a gente conhece compra um carro novo. Ou muda de casa. Ou vai fazer uma viagem dos sonhos. E aí pensamos: como ela consegue e eu aqui lutando para sobreviver?

Ou quando não aguentamos mais o nosso trabalho e vemos os outros serem felizes e crescendo dia após dia na sua vida profissional.

Mas quando falamos em casamento, parece que dói ainda mais no peito.

Quando a situação em casa está em pé de guerra, quando nos sentimos maltratadas, quando somos traídas, quando não sabemos mais o que fazer para mudar, quando sentimos que damos o nosso melhor e ficamos correndo atrás de migalhas, muitas vezes o desanimo toma conta de nós. Medo, raiva, tristeza passam a acompanhar nossos dias.

Mas o que é que deu errado? Como parece que tem pessoas que fazem bem menos que eu e não passam pelas mesmas duras provas que eu passo? O que eu fiz para estar na situação que estou hoje se isso é bem longe do que eu desejei pra mim?

A primeira coisa que temos a fazer é parar de nos comparar. Isso mesmo, nada de ficar olhando para a sua vida e achar que tudo está uma droga e que a vida dos outros é maravilhosa.

Amiga querida, estamos todos no mesmo barco. Uns com mais conhecimento e facilidades em algumas áreas, mas que penam demais em outras situações. Outros que já não tem tantas dificuldades como nós em alguns pontos, mas que não conseguem sair do lugar quando se trata de outros assuntos.

Eu acredito que estamos aqui para evoluir. Um abrir mão de coisas que não funcionam mais para ser melhor em outras no dia seguinte. Mas cada um escolhe começar em uma área diferente: ou porque a vida o levou pra isso ou porque é aquilo que está doendo mais naquele momento.

Então, se comparar com o outro é, no mínimo, ilógico: você não passou pelas mesmas dores que ele, pelas mesmas situações que ele, pelas mesmas experiências que ele. Como espera ter o mesmo resultado que ele? Parece certo pra você? Pra mim, não.

A única pessoa com a qual você deve se comparar é com você mesma. Se hoje, você está melhor do que ontem. Essa é a única referência sensata que você pode seguir. Faz sentido pra você?

Você pode até olhar para o outro e se basear nas experiências que ele teve, para talvez implantar na sua vida. Mas isso é bem diferente de se comparar.

E se você comparar o seu casamento de hoje com o que ele era antes, analise atentamente: o que eu fiz que contribuiu para que ele esteja como está? Ou o que eu deixei de fazer, deixei de falar, para que as coisas se encaminhassem para onde estão hoje?

Se as suas respostas forem que você fez 100% da sua parte, ok. Talvez seu marido não tenha feito 100% da parte dele. E aí, as coisas não funcionaram bem, realmente. Se não houver mais nada que você possa fazer, você precisará decidir que futuro quer para o seu casamento.

Agora, se você achar que tem chances de fazer diferente, acredito que você deva se jogar de cabeça, pois a recompensa pode ser maravilhosa.

Como eu já disse para várias pessoas que me perguntaram: não, eu não acho que é só a mulher que tem que se esforçar para fazer as coisas darem certo. Muito longe disso. Mas eu sinceramente acho que se você não está feliz, você tem que buscar maneiras de sair dessa situação. Não dá pra ficar sofrendo e ficar esperando que o outro mude. Muitas vezes, quando você muda, ele mudará também.

Lembre-se: casamento não deve ser uma competição para ver quem está certo e quem está errado. Casamento deve ser movido a uma série de ações para que vocês possam ser felizes.

Sempre há uma escolha. Sempre.

Com muito amor,

Adriana Sene

Comentários (26)

  • Berta Lúcia castagne tudes

    Tudo o que vc disse está certo e faz sentido..porque eu mesmo qd vejo que o meu marido não me dá a atenção necessária. .ou satisfação como deveria…eu mudo o meu comportamento. .deixo de cobrar demais…mesmo querendo falar um monte quando vejo que ele está feliz concordo com toda aquela situação e aos poucos ele começou a dar mais satisfação pq vê que estou do lado dele..manda fotos de cidades aonde está. .Não que eu cobre isso..Mas q ele viu que não dou mais tanta atenção e cobrança e começou a mudar..

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Berta!
      Você falou algo muito interessante: se eu quero resultados diferentes daquele que eu tenho, preciso agir de maneira diferente.
      Muito obrigada por estar comigo e um grande beijo.

      reply
  • Elisangela

    Muito lindo adorei mesmo. Palavras sábias.

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Elisangela.
      Muito obrigada querida.
      Um grande beijo.

      reply
  • Lucineide santos Rodrigues

    Mais depois que fui traída minha vida nunca mais foi a mesma . e desde começo nunca fui feliz no meu casamento , ele é apegado com a mãe , irmãos , dia 21/08/ domingo foi meu níver.ele me deixou pra viajar e ficar com os parentes dele , irmãos , sobrinhos e etc . Ele é louco pela família , faz tudo por elas .e isso já me dasanimei , agora é viver por viver porque tenho filho , netos . Já sofri e sofro demais ,

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Lucineide!
      Querida, posso imaginar como você se sente. Mas sabe, chega uma hora que por mais que seja difícil, temos que decidir o que queremos para a nossa vida. E aí, não tem certo ou errado, tem o que você escolher.
      Mas, qualquer que seja a sua escolha, acredito que você deva perdoar. Não por ele, mas principalmente por você, para você poder seguir uma vida mais leve e feliz. Dá uma olhadinha nesse vídeo meu: https://www.youtube.com/watch?v=szRy1cZfJCQ
      Um beijo!

      reply
    • KATIA

      Oi Lucineide, em relação a traição que vc mencionou vcs (os dois) tem que se perdoar pra poder seguir a vida, porque a vida é muito curta pra ficar carregando esse fardo, vc pode está desperdiçando momentos especiais em família. Converse com ele e veja os pontos que ele pode mudar e os pontos que vc também terá que mudar. Se ele goata tanto da família dele assim comece está junto,participar pra ele poder sentir a diferença com isso ele vai ver sua mudança e mudar também. Dá certo viu, sei que é difícil mas não desista de sua família como nunca desisti da minha com a ajuda de Deus…
      Fique com Deus e que ele te dê muita sabedoria…

      reply
      • Adriana Sene

        🙂

        reply
  • Vania

    Certo acho que quando prescisa de mudar algo tem que comećar de nos mesmo.ai com tempo o outro tb muda

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Vania!
      Isso mesmo querida, o importante é não ficarmos paradas, esperando algo acontecer.
      Um beijo!

      reply
  • Rajane Vasconcelos da silva

    Esses concelhos são edificantes Parabéns

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Rajane!
      Muito obrigada querida. E obrigada por estar comigo.
      Um grande beijo.

      reply
  • Katia

    Oi Adriana, obrigada pelas postagens, saiba que me edifica muito e quem sabe um dia conto um pouco de minha história pra vc. Grande beijos…

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Katia!
      Que bom querida. Claro, vou esperar para saber um pouco sobre você!
      Um super beijo! 🙂

      reply
  • Francielle Barreto

    Oi Adriana,
    Parabéns pelas postagens. E decidir, faz parte do nosso dia a dia e o mais importante é se perdoar, para só então perdoar as limitações do outro.

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Francielle!
      Isso mesmo querida. Quando decidimos, andamos adiante. E quando perdoamos, deixamos um peso pra trás e andamos mais rápido!
      Um grande beijo e muito obrigada!

      reply
  • Ceiça

    Olá, belas e sabias palavras, eu sou muito grata pelos seus artigos. Tem me ajudado muito, seus conselhos são maravilhosos.
    Parabéns, deus te abençoe.

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Ceiça!
      Muito obrigada querida. Que bom ter você aqui sempre comigo.
      Um beijo!

      reply
  • Estefania

    Estou amando seus textos. Estão me ajudando muito à entender essa vida de casada e meu papel dentro do lar, como esposa, mãe, nora… Muito obrigado! Parabéns pelo lindo trabalho!

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Estefania!
      Muito obrigada querida. Espero que isso possa te ajudar um pouquinho, no dia a dia.
      Um grande beijo.

      reply
  • Zilda

    Sim concordo em varias pates mas nao a q nao m encontro feliz pelo contrario procuro agrsdecer sempte o q conquisto por isso nao vivo insatisfeita, talvez algumas coisas ficam a desejar mas nao passa disso.!

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Zilda!
      Que bom querida. Fico muito feliz por você.
      Um grande beijo.

      reply
  • Edinaldo

    Sou grato á você…Adriana por orientar, realmente estas coisas de comparar, pra quem ama de verdade e de sinceridade…não faz o menor sentido; seus conselhos para mim são muitos construtivos.

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Edinaldo!
      Fico muito feliz em saber que de alguma forma, posso ajudar as pessoas que estão comigo.
      Muito obrigada.
      Um beijo.

      reply
  • MARIA ROSEMERE

    E QUANDO VC NÃO AGUENTA MAIS? E QUANDO VC ESTÁ MUITO ANGUSTIAGA? E QUANDO VC QUER DESISTIR DE TUDO??/

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Maria!
      Acredito que uma das coisas que fazemos, que nos ajuda a sair da angustia, são decisões que tomamos. A primeira delas seria você pensar se realmente quer desistir de tudo. Caso você sinta que ainda tem alguma esperança, minha sugestão é que você busque ajuda, para vocês poderem mudar as coisas com mais facilidade.
      Um beijo.

      reply

Responder