11
jul

48

O que um casal precisa para ser feliz?

Durante esse tempo que trabalho com pessoas que estão com problemas no casamento, pude conhecer a fundo as principais dores delas.

Elas contam o que está acontecendo, suas insatisfações e desejos. Gostariam que a vida fosse diferente do que está agora. A grande maioria das pessoas queria estar novamente apaixonada pelo seu parceiro.

Se você vive bem e se sente plenamente amada pelo seu marido, talvez esse texto não seja para você, pois provavelmente você está no caminho certo.

Mas, se você quer mais do seu casamento e deseja ser muito feliz e realizada, continue lendo isso até o final.

A boa notícia que tenha para vocês é que sim, é possível sim trazer o sentimento de amor novamente para a vida a dois!

Aquela vontade de ficar junto, de ter no parceiro o companheiro e o cúmplice. De conversas amorosas e carinho. Sim, é possível sim.

Muitas mulheres me dizem que dão carinho, conversam e fazem de tudo para que o seu marido fique bem, mas que isso parece não ter efeito sobre ele. Ou que, apesar de tudo, são tratadas de forma fria.

O ponto é: talvez o esforço (que sim, eu acredito que elas estejam fazendo) não esteja direcionado para o ponto certo. Para ter o amor de volta na sua vida a dois é preciso saber como investir o seu esforço.

A grande resposta para esse problema é a seguinte: a maioria das mulheres (e isso acontece com os homens também), tende a fazer ao companheiro aquilo que ela mais valoriza para ela mesma.

E queridas, isso não quer dizer que isso é o que ele mais valoriza ou deseja. Puxa!

Por exemplo, damos carinho e atenção, porque adoramos carinho e atenção. Mas veja, por mais estranho que isso possa parecer, talvez não seja isso que o seu marido mais deseje.

Pesquisas mostram que a maioria das mulheres sentem as mesmas necessidades. O mesmo acontece com os homens. E pasmem: as necessidades das mulheres não batem com as necessidades dos homens para serem felizes.

Uau.

Faça um exercício: o que você gostaria que o seu marido fizesse que te deixaria feliz? E o que gostaria que ele deixasse de fazer?

Faça essa mesma pergunta a ele.

Invista seu esforço nisso. E perceba, que cada pessoa tem mais de uma necessidade para ser feliz. Vá aos poucos trabalhando cada uma delas.

Vocês dois ficarão abastecidos de amor. E você ficará surpresa com os resultados.

Um beijo, com muito carinho.

Adriana Sene

Comentários (48)

  • angela

    Gostei muito
    E pratico e simples

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Angela!
      É isso mesmo querida, o simples muitas vezes resolve nossos problemas completamente.
      Um beijo!

      reply
  • Nice campos

    Oi Adriana, boa noite! Quero te dizer que gostei muito do assunto, eu estava lendo lá no tópico que vc diz o que as pessoas mas querem de volta no seu casamento, umas diz que quer atenção, outras ser tratadas com carinho é por ai avai … no meu casamento não tenho muito que reclamar. graças a Deus, meu marido é maravilhoso, companheiro, ajuda muito dentro de casa, faz comida é claro eu ensinei ele a cozinhar , ele não gostava é não queria aprender, não levava o menor jeito pra cozinha mas apreendeu conforme a necessidade. Tenho um problema no meu casamento que eu gostaria muito que pudesse voltar como era antes. Eu não tenho vida sexual, é uma droga. Não sentimos a menor vontade de fazer sexo, falta de desejo mesmo. Fazer sexo até faço uma vez na vida, outra na morte, isso é horrível pra mim. Nunca pensei que com 44 anos eu teria uma vida sexual dessa . Ou melhor nao ter uma vida sexual. No início era tudo maravilhoso, depois que a minha filha nasceu fomos perdendo o interesse deixando de lado, não que eu não tivesse vontade , só que eu sempre tinha que procurar ele pra fazer sexo, ele quase nunca me procurava, então isso foi me chateando, até que eu falei não vou te procurar mas é por ai foi o desejo foi se perdendo. Ai vc vai pensar: então ele tem outra pessoa na rua, mas não que eu coloque a minha mão no fogo , meu marido e aqueles tipo de homem que não se encontra mas, não é o tipo que sai com amigos pra beber, ou seja la o que for, ele só vai se eu for, é super atencioso com a família, bom coração, não é marido mão de vaca que não gosta de dar dinheiro, ou seja ele é tudo de bom nós damos muito bem, só isso que me incomoda muito.

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Nice querida!
      O relacionamento sexual entre um casal pode tornar ainda melhor um casamento que já é bom. Por tudo que você descreve, seu marido é um marido excelente e o casamento de vocês muito bom, exceto por esse ponto. Assim como as outras coisas da vida, o relacionamento sexual precisa ser redescoberto em algumas situações da vida.
      Sabe querida, se isso faz falta para você, não se incomode que ele não a procura. Procure-o você! Minha sugestão é que vocês sentem, conversem dos seus sentimentos e se redescubram. Comecem aos pouquinhos, como quando se conheceram. A analogia que farei não é brincadeira, pois tudo é uma questão de treino: assim como você o ensinou a cozinhar, ensine-o a se aproximar de você!
      Não se importe com quem vai tomar a iniciativa, busque o que te faz feliz!
      Um beijo e muito boa sorte!

      reply
  • Luzinete

    Muito bom esse email

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Luzinete!
      Que bom que gostou querida.
      Um beijo.

      reply
  • Marcia

    Gostei do texto mas no meu caso é diferente ele reclama que não dou carinho, atenção que só trabalho e que conquistei tudo que queria, diz que me ama mas mesmo assim foi embora. Culpa os filhos pela nossa separação. O que posso fazer. Fui casada por 23 anos e nos separamos tem 4 meses. Mas ainda temos nossas recaidas mas fico triste porque ele depois simplesmente não me liga ecnem me procura.

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Marcia!
      Desculpe discordar de você, mas é a mesma coisa. Ele fala para você das necessidades dele não atendidas: carinho e atenção.
      O que acha de propor para ele uma nova oportunidade, você se propondo a dar a ele o que ele sente falta e você dizendo a ele o que você sente falta?
      Um super beijo e muito sucesso por aí!

      reply
  • Monica

    Boa noite,amei o assunto estou recuperando meu casamento aos poucos, é muito difícil mais Deus esta ao meu lado e vc boa querida.

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Monica!
      Querida, realmente não é fácil, mas é possível. E desejo muito que você consiga.
      Um super beijo!

      reply
  • Janaína

    Olá Adriana,

    Amei o artigo. Me ajudou muito a olhar de forma diferente meu casamento, estou me sentindo mais leve sem o peso de ficar fazendo de tudo pra agradar meu esposo. Começamos uma conversa sobre o que nos faz feliz pra nos conhecermos melhor.

    Obrigada

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Janaína!
      O que posso dizer além de UAU! Que demais, já partiu para a ação!!! Parabéns querida. Desejo que as coisas mudem como vocês desejam.
      Um grande beijo.

      reply
  • Daianefranca@614gmail.com

    Oi boa noite,ja tentei várias vezes,um pouco de tudo,mas não dá certo não sei mas oq fazer!!! Ele me trata mal e mesmo não consigo ficar longe dele…não sei oq fazer mais…já tentei conversar mas ele é ignorante diz q beijos e carinho e coisa do passado e hj não existe mais amor,ele passa o dia na rua…

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Daiane!
      Que tal se você perguntasse para ele o que ele gostaria que fosse diferente para que ele se sentisse mais feliz? Algumas pessoas estão tão distantes que temos que aproximá-las primeiro para depois pedir algo.
      Um beijo querida.

      reply
  • Elis

    Meu esposo é um homem muito bom. Excelente pai é muito companheiro dentro de casa. Mas como nem tudo é perfeito ele é muito aventureiro e gosta de swing. Ou seja, sair com outras pessoas para ter relações sexuais. Eu não participo mas já tentei de tudo e já brigamos muito por isso e de nada adiantou. Ele já me falou que nunca vai parar de sair com outras pessoas e eu por outro lado não consigo me separar dele pois meu amor por ele é grande demais. Sofro demais porém não quero desistir do meu casamento e mesmo sofrendo demais com a situação quero lutar até o fim para não me separar.

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Elis!
      Puxa querida, que situação delicada. Imagino como você deva se sentir. A pergunta mais difícil será você quem deverá responder: você aguentará conviver com essa situação, que poderá durar por muito tempo para poder ficar com ele? O que vale mais para você?
      Pelo que eu entendi ele não está disposto nem em pensar a mudar de opinião em relação a esse ponto, certo?
      Só você pode decidir… E o que você decidir, se estiver certo pra você, está certo (por mais louco que isso possa parecer para qualquer outra pessoa).
      Um grande beijo.

      reply
  • Edinaldo Aparecido Alves dos Santos

    Faço de tudo pro meu casamento ser o melhor da minha vida,ás vezes eu dificulto ás cousas de uma tal maneira que preciso controlar minhas atitudes e minhas emoções.
    Eu ajudo em casa nos afazeres domésticos e minha esposa é maravilhosa para mim.
    Agradeço muito os seus conselhos e da forma que você contribui suas experiências para um casamento feliz.

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Edinaldo.
      Talvez o seu ponto a ser trabalhado seja a questão de controle emocional. Há várias técnicas que podem te ajudar nesse ponto. Mas logo de cara, posso te falar uma coisa bem simples, mas que vai requerer um pouco de esforço da sua parte: se você estiver nervoso, não fale nada naquele momento.
      Um beijo e boa sorte por aí!

      reply
  • Elisângela

    Gostei muito desse email obrigado!!!!

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Elisângela!
      Que bom querida.
      Um super beijo pra você.

      reply
  • Aline Leao

    É bem simples, mas tenho um companheiro que não se preocupa com nada que eu sinto…nem conversar quer.
    Como tentar solucionar isto?

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Aline!
      Tente começando a perguntar pra ele o que ele gostaria que você fizesse diferente, que é importante para ele. Quando as coisas já estiverem diferentes nesse sentido, converse calmamente, pedindo o que você gostaria que ele mudasse também (uma coisa de cada vez).
      Um beijo!

      reply
  • Cristina

    meu casamento praticamento acabou, traições por parte do meu esposo, vício em pornografia, imaturidade, egoísmo, já conversei, procurei terapia de casal, ajuda religiosa e nada, meu esposo diz não está disposto a mudar, estou morrendo aos poucos a cada dia, faz dois anos que ele tem outra, temos três filhos mas nem isso o faz pensar, ele chegou a dizer que se pudesse ficaria com as duas, porque ambas tem alguma coisa que o complementa, mas a vida não funciona, assim, eu não sei mais o que fazer, penso no meus filhos somente.

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Cristina!
      Uma situação muito delicada a que você está vivendo, minha querida. Mas, se ele te diz que não está disposto a mudar e se nada você fizer, ele irá continuar assim querida.
      A pergunta que eu quero te fazer é: você quer continuar a viver assim?
      Um beijo!

      reply
  • Barbaradely

    Oi Adriana de 2 messes para cá o meu casamento está em crise, eu desconfio que meu marido estar me traindo e não sei o que fazer porque já conversei com ele é ele fala que e coisa da minha cabeça. Acho que estamos chegando no fim do nosso relacionamento.

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Barbara!
      Querida, imagino como você deva estar se sentindo.
      Talvez, para você entender melhor o que esteja acontecendo, uma sugestão (talvez você precise se segurar um pouco agora): converse com ele, perguntando o que eu sugeri no texto. Fale sobre outras coisas, sobre o futuro, por exemplo.
      Pode acontecer de você estar certa, como não. Sei que tudo isso é complicado, mas só tome cuidado para não tomar nenhuma decisão precipitada!
      Um beijo.

      reply
      • Barbaradely

        Obrigada vou fazer isto é tentar ter mais confiança.

        reply
        • Adriana Sene

          Isso querida! Desejo que aconteça o melhor para vocês!
          Um beijo.

          reply
          • Barbaradely

            Boa tarde Adriana está noite acho que meu marido tava sonhando com outra mulher porque ele me abraçou e me beijou quando eu perguntei ele o que tava acontecendo ele acordou e ficou assustado e diz que não lembrava de nada. Por favor me dá uma dica do que eu faço.

          • Adriana Sene

            Barbara, vale o que eu falei acima. Talvez esse um ponto a ser ponderado.

  • VIRMA ALICE

    Maravilhosos todos os emails,no momento estou tentando mudar minha forma de comunicação, pois sou de poucas palavras e meu marido gosta de boa conversa tanto em casa como nas relações sociais e profissionais,e também sou mais emotiva.

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Virma!
      Querida, normalmente somos diferentes, pelo menos em alguns aspectos. Procure também encontrar alegria nesses momentos em que você se esforça para mudar, ok?
      E muito obrigada!!
      Um super beijo.

      reply
  • Celia

    Passei por um momento difícil no meu casamento a um mês e meio, vi uma msg no cel dele de outra mulher dizendo q o amava, sofri muito, chorei, meu mundo caiu, conversamos ele garantiu q nunca teve nada com ela, orei muito e Deus tem restaurado.
    O único problema é q eles trabalham juntos e qdo penso sofro muito, ele já disse q me ama e não me deixará por nada, mas ainda estou muito insegura,me de conselho Adriana por favor

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Celia!
      Imagino como você deva estar se sentindo, essas coisas dão um aperto no coração da gente… é como se o chão sumisse.
      Preste atenção nele: se o comportamento dele continua o mesmo com você, são grandes as chances dele realmente não ter nada com essa outra pessoa.
      Minha sugestão é que você comece a trabalhar com ele essas perguntas que eu sugeri no texto, para que vocês fortalecem mais e mais o relacionamento de vocês.
      Um grande beijo.

      reply
    • Celia

      Obrigada Adriana pela resposta.
      Mas graças a Deus as atitudes dele comigo estão as mesma, estamos muito bem.
      Acredito que só foi uma tempestade. E seguirei o seu conselho também, obrigada.

      reply
      • Adriana Sene

        Que bom querida!

        reply
  • Patrícia da Conceição Barbosa Souza

    Parabéns seu artigo é maravilhoso, pena que eu tenha visto ele um pouco tarde! Meu casamento tava muito turbulento, agente não tava sabendo lidar com certas situações.. brigavamos muito e o amor se esfriou à ponto de nós ñ suportarmos mais e acabamos nos separando! Em horrível a dor da separação, eu não qria q tivesse chegado à esse ponto mais infelizmente o nosso casamento se desgastou demais.

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Patricia!
      Puxa querida, sinto muito por você.
      Espero que independente do que acontecer daqui para a frente, que você possa ser muito feliz.
      Um beijo.

      reply
  • Raquel

    Obrigada Adriana pelo e-mail. Simples e quero colocar em prática 😊

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Raquel!
      Que bom que gostou querida. Isso mesmo, coloque em prática e tenho certeza que vocês sentirão os resultados positivos.
      Um beijo!

      reply
  • NANCI FABIANA DA SILVA

    Olá! Bem simplificado! Continue nos orientando com esses textos abençoados!

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Nanci!
      Que bom que gostou querida.
      Um beijo!

      reply
  • Valeria

    Quando um casamento chega a este ponto, os esforços sendo ignorados, não tem muito o que fazer. O problema é que quando a pessoa toma uma atitude drástica, a outra se arrepende e quer voltar, mas será que só assim para o outro perceber as necessidades e carências? Ninguém merece ser humilhado, vamos ter mais Amor próprio. O casamento é importante quando os dois se doam, se amam e querem estar ali, tem muitas pessoas sofrendo de solidão estando casadas.

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Valeria!
      Realmente, quando uma das partes não quer de jeito nenhum e só deseja se separar é bem complicado e difícil.
      A questão é que as coisas não ficam assim de uma hora para outra, é um processo que leva tempo. E o problema é que a gente não leva isso em consideração, acha que as coisas irão se ajeitar por si só. Mas elas não se ajeitam, é preciso que tomemos uma atitude. Então, não podemos deixar as coisas ficarem tão críticas, porque aí é muito mais difícil. Precisamos cuidar no dia a dia.
      Um beijo!

      reply
  • Kelem Cristina de Sene Santos

    boa noite Adriana, gostei muito do artigo pois fala de assuntos pertinentes à vida a dois e acredito que todo mundo passe por dificuldades, mas acredito que elas podem ser resolvidas quando há interesse dos dois em estar juntos

    reply
    • Adriana Sene

      Oi Kelem!
      Concordo com você, as coisas realmente podem ser resolvidas quando há determinação, disposição. E fica mais fácil quando sabemos qual caminho seguir.
      Um grande beijo!

      reply
  • Ana Santana

    Olá Adriana, amo seus textos me ajuda muito. Olha só meu marido era muito apegado a mim porém muito ciumento não me deixava fazer nada sem ele.A um ano mais ou menos ele começou trabalhar num setor onde tinha q lhe dar diariamente com duas mulheres, casadas mas muito modernas,independentes.A partir de então ele mudou muito deixou de ter ciúme de me cobrar manda eu fazer as coisas não tem mais a ligação q tinha parece q ao deixar o ciúme ele acha q tem q mudar nossa convivência também. Eu pergunto o q houve e ele diz q me ama e q fez assim pq percebeu q as atitudes dele estavam afetando meu bem estar e até minha saúde o q faço amo meu marido estamos casados a vinte anos.

    reply
  • Adriana Sene

    Oi Ana!
    Querida, vamos falar sobre dois pontos:
    – Muito ciúmes acaba sendo realmente prejudicial para a relação. Talvez você precise se acostumar com ele, agindo dessa nova forma.
    – Agora, pense em como ele está diferente, além dessa questão do ciúmes. O que você acha que poderia melhorar? E o que você gostaria que não acontecesse mais?
    Converse com ele a respeito. Quem sabe vocês conseguem chegar a um acordo?
    Um beijo!

    reply

Responder